MÚSICA: PARALAMAS DO SUCESSO

 

paralamas-do-sucesso-01

 

Você conhece a história dos Paralamas do Sucesso?

Considerada uma das bandas remanescentes do Rock ‘n Roll brasileiro, Paralamas do Sucesso surgiu no Rio de Janeiro, mas foi em Brasília que tudo aconteceu, por causa paralamas-do-sucesso-8da amizade recém-criada entre Hebert Viana e Bi Ribeiro, cujos pais eram vizinhos. Em 1977, os dois se reencontraram no colégio militar onde estudaram o 3ª ano juntos. Eles resolveram formar uma banda e contaram com a ajuda do baterista Vital – que não permaneceu no grupo. Logo depois, João Barone se tornou baterista oficial da banda.

Os ensaios da banda aconteciam em um sítio e na casa da avó de Bi em Copacabana – que inspirou a música “Vovó Ondina é Gente Fina”. O repertório não era sério, sendo assim eles tentaram colocar o nome da banda seguindo o mesmo estilo. O nome Paralamas foi sugerido por Bi.

O primeiro sucesso dos Paralamas foi inspirado no ex-baterista do grupo, Vital. A música “Vital e sua moto” foi uma das mais tocadas em 1983 e rendeu ao grupo a oportunidade de abrir o show de Lulu Santos no Circo Voador e um contrato com a EMI.

Os discos

Os Paralamas do Sucesso têm 20 CD’s lançados, entre eles três coletâneas. O primeiro disco foi Cinema Mudo que, segundo Herbet Viana, foi manipulado pela gravadora. O mais paralamasaclamado pela crítica foi o segundo disco “O Passo de Lui”. O álbum, repleto de sucessos como “Óculos”, “Meu Erro”, “Romance Ideal” entre outras, os levou ao suceso.

Em seguida, eles lançaram “Selvagem?”, que é considerado o disco mais politizado do grupo. O álbum vendem mais de 700 mil cópias e levou a banda a o festival de Montreux (Suiça) em 1987. Nele continham músicas que são lembradas até hoje como, por exemplo, “Mêlo do Marinheiro” “Alagados” e “Você” de Tim Maia.

Logo após foram lançados D. (ao vivo), Bora-Bora, Big Bang, Os Grãos, Severino, Vamos Batê Lata entre os outros. Durante algum tempo a banda foi esquecida no Brasil, mas na América Latina eram ovacionados, principalmente na Argentina.

CD%20PARALAMAS%20DO%20SUCESSO%20-%20BORA%20BORAEm 1999, a MTV convidou a banda para gravarem o Acústico MTV com algumas músicas antes desconhecidas e com participação especial de Dado Vila Lobos (ex-integrante do Legião Urbana). Esse disco vendeu mais de meio milhão de cópias e faturou o Grammy Latino.

No dia 04 de Fevereiro de 2001, um ultraleve pilotado pelo cantor Hebert Viana caiu em Angra dos Reis, matando sua esposa Lucy e deixando-o paraplégico. Mesmo assim, algum tempo depois da sua recuperação, Herbert voltou e, em 2002, laçaram o álbum Longo Caminho, que tinha sucessos como “Cuide bem do seu amor”.

Em 2005, eles lançam o cd Hoje, com músicas inéditas. No ano seguinte há o lançamento do DVD “HOJE AO VIVO” com as músicas do disco, além de duas versões para "O Muro" -  música que Herbert gravara em O Som do Sim (disco solo de 2000) e Busca Vida.

Com 25 anos de carreira, os Paralamas do Sucesso mostram que ainda sabem fazer o bom Os_Paralamas_Do_Sucesso-Longo_Caminho-Frontale velho Rock ‘n Roll. O seu novo álbum intitulado Brasil Afora lançado em 2009 mostra bem isso. O disco conta com participação de Carlinhos Brown em “Sem mais adeus” e Zé Ramalho em “Mormaço”.

Os Paralamas são considerados padrinhos da Legião Urbana, já que Bi (como ex-aluno de inglês de Renato Russo) apresentou a música de sua banda ao próprio Renato. E se o Legião, que começou a fazer rock no Brasil na década de 80, tiveram o mérito de ser reconhecidos como uma geração relevante da música brasileira, os Paralamas do Sucesso, podem ter certeza, têm um crédito nisso aí. Mais uma prova do que os mentores de um som incrível são capazes.

Beijos

Ana Caroline

@carolinescarmo

Nenhum comentário: